
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.
Medicação 
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve com dor ou com algum problema bucal, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.
Exames 
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. Guarde raio-x, tomografias, radiografias periapicais, exames de sangue (hemograma). É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico ou o dentista pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da cárie, da doença periodontal, da dor na articulação (ATM), etc.
Dúvidas 
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico ou o dentista lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.
Lembre-se

O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e nos cuidados com a higiene oral.